Jnet News o Blog da verdade.

quinta-feira, 29 de março de 2012

ANTIGA MACEIÓ

ORIGEM

O povoado que deu origem a Maceió surgiu em um engenho de cana de açúcar, por volta de 1.609 - data de sua fundação. Maceió vem da língua tupi, das denominações "MAÇAYÓ" ou " MAÇAIO-K "e quer dizer "aquele que tapa o alagadiço", talvez pela abundância de águas por todos os lados e a constante subida e descida das marés.

Diz a história que o povoado de Maceió tinha uma capelinha em homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres, bem onde hoje está a Igreja Matriz, na Praça Dom Pedro II. A emancipação política de Maceió aconteceu no ano de 1817.

Foram os índios que assistiram a esse espetáculo da natureza. Passaram a chamar o local de Macaio-ok, que significa "O que tapa o alagadiço". Mais tarde os portugueses modificaram o nome indígena, e assim surgiu o atual nome da cidade: Maceió.

Do alagadiço de ontem à cidade de hoje muitas águas rolaram. O povoamento europeu da região data do século XVII, quando os navios chegaram pela enseada de Jaraguá, ancoradouro natural onde eram levados os carregamentos de madeira das florestas litorâneas. Depois, escoou por Jaraguá a produção de açúcar.

Nesta época o açúcar era fabricado em engenhos próximos, como o localizado em Garça Torta, do qual não existem mais vestígios. Maceió ainda guarda muito da Vila do século passado: casarões antigos, ruas estreitas e tortuosas, o convívio amistoso de seus moradores que, em alguns bairros, ainda põem as cadeiras nas calçadas para um bate-papo à noite.


CLIQUE NAS FOTOS PARA AMPLIAR




















































terça-feira, 27 de março de 2012

Mais de 18 "curiosidades" sobre a Coca-Cola



01 - Em muitos estados nos EUA, as patrulhas rodoviárias carregam dois galões de Coca-Cola no porta-bagagens, para serem usados na remoção de sangue na estrada depois de um acidente.

02 - Se você colocar um osso numa tigela com Coca-Cola, ele se dissolverá em dois dias.

03 - Para limpar casas de banho: despeje uma lata de Coca-Cola dentro do vaso e deixe a "coisa" decantar por uma hora e então dê descarga.

04 - O ácido cítrico na Coca-Cola remove manchas na louça. Para remover pontos de ferrugem dos pára-choques cromados de automóveis, esfregue o pára-choques com um chumaço de papel de alumínio (usado para embrulhar alimentos) molhado com Coca-Cola.

05 - Para limpar corrosão dos terminais de baterias de automóveis, despeje uma lata de Coca-Cola sobre os terminais e deixe efervescer sobre a corrosão.

06 - Para soltar um parafuso emperrado por corrosão, aplique um pano encharcado com Coca-Cola sobre o parafuso enferrujado, por vários minutos.

07 - Para remover manchas de graxa das roupas, despeje uma lata de Coca-Cola dentro da máquina com as roupas, adicione detergente. A Coca-Cola ajudará a remover as manchas de graxa.

08 - A Coca-Cola também ajuda a limpar o embaçamento do pára-brisa do seu carro.

09 - Para sua informação: O ingrediente ativo na Coca-Cola é o ácido fosfórico. Seu PH é 2,8. Ele dissolve uma unha em cerca de 4 dias.

10 - Ácido fosfórico também rouba cálcio dos ossos e é o maior contribuinte para o aumento da osteoporose.

11 - Há alguns anos, fizeram uma pesquisa na Alemanha para detectar o porquê do aparecimento de osteoporose em crianças a partir de 10 anos (pré-adolescentes). Resultado: Excesso de Coca-Cola, por falta de orientação dos pais.


12 - Para transportar o xarope de Coca-Cola , os caminhões comerciais são identificados com a placa de Material Perigoso, que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos.

13 - Os distribuidores de Coca-Cola têm usado a Coca para limpar os motores de seus caminhões há pelo menos 20 anos.

14 - Mais um detalhe: A Coca Light tem sido considerada cada vez mais pelos médicos e pesquisadores, como bomba de efeito retardado, por causa da combinação Coca + Aspartame, suspeito de causar lúpus e doenças degenerativas do sistema nervoso e também ciclamato de sódio um agente químico que reconhecidamente faz mal à saúde.
 
15 - A mistura Coca-Cola(light) com pastilha mentos é uma verdadeira bomba e os fabricantes não explicam porque.

16 - A Coca-Cola foi inventada em parte como tentativa de competição dos comerciantes americanos com o vinho Mariani importado da Itália. A Coca-Cola continuaria desde a sua invenção até 1903 a incluír folha de coca "cocaína" nos seus ingredientes, e os seus efeitos foram sem dúvida determinantes do poder atrativo inicial da bebida.

17 - Análises químicas provam que "corante caramelo" usando na Coca-cola pode provocar cancro. Fabricante nos EUA admite alterar fórmula "secreta" desses refrigerantes.

18 - Veja aqui, passo-a-passo, o que ocorre após ingerir Coca-Cola.
Você já imaginou porque a Coca-Cola te deixa alegre? É porque ela te deixa meio "alto", se é que vocês me entendem.

10 minutos- Uma quantidade parecida com 10 colheres de chá de açúcar golpeiam seu organismo (100% da recomendação diária). Com essa quantidade de açúcar, você só não vomita imediatamente porque o ácido fosfórico quebra o enorme sabor de açúcar, permitindo que a Coca não fique tão doce.


20 minutos - O açúcar do seu sangue aumenta, causando uma explosão de insulina. Seu fígado responde transformando todo o açúcar em gordura (que nesse momento é abundante).


40 minutos - A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, sua pressão aumenta e, como resposta, seu fígado joga mais açúcar em sua corrente sanguínea. Os receptores de adenosina no seu cérebro são bloqueados, evitando que você fique entorpecido.


45 minutos - Seu corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do seu cérebro. Fisicamente, é exatamente isso que acontece se você tomar uma dose de heroína.


60 minutos - O ácido fosfórico prende o cálcio, o magnésio e zinco no seu intestino grosso, provocando um aumento no metabolismo. Essa junção é composta por altas doses de açúcar e adoçantes artificiais. Isso também faz você eliminar cálcio pela urina.

65 minutos - A propriedade diurética da cafeína começa a agir, e faz você ter vontade de ir ao banheiro. Agora é certo que você ira defecar a junção de cálcio, magnésio e zinco; que deveriam ir para seus ossos, assim como o sódio e a água.


70 minutos - O entusiasmo que você sentia, passa. Você começa a sentir falta de açúcar, que faz você ficar meio irritado e/ou com preguiça. Essa hora você já urinou toda a água da Coca, mas não sem antes levar junto alguns nutrientes que seu corpo iria usar para hidratar o organismo e fortalecer ossos e dentes.


Isso tudo será seguido por uma enorme falta de cafeína em poucas horas. Menos de duas, se você for fumante.

Anonymous – #OpWakeUp iniciada!

Olá mundo, somos Anonymous.

Caro cidadão Brasileiro, seu dinheiro esta na mão dos corruptos e infratores para eles viverem no puro lazer enquanto milhares de pessoas sofrem por comida e moradia?

A #OpWakeUp será realizada devido ao Governo Brasileiro não estar investindo o NOSSO dinheiro que eles arrecadam de impostos em dividas, para melhoria no modo geral do país.
Vamos lutar pelos nossos direitos com união e unificação, protestos pacíficos e divulgação da operação e da idéia serão muito bem aceitos como qualquer ação à melhoria do país.

Nós somos Brasileiros
Nós somos Anonymous
Nós somos legião
Nós não perdoamos
Nós não esquecemos
Governo Brasileiro, espere por nós!


http://www.youtube.com/watch?v=7rFKaGtSGr8&feature=colike


segunda-feira, 26 de março de 2012

PL quer punir “terroristas” e grevistas na Copa

“É a ditadura transitória da FIFA” diz presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, sobre projeto que corre no Senado em paralelo a Lei Geral da Copa.



Enquanto as atenções estão voltadas para o projeto de Lei Geral da Copa (2.330/11) que está sendo votado na Câmara nesta terça-feira (28), os senadores Marcelo Crivella (PRB-RJ), Ana Amélia (PP-RS) e Walter Pinheiro (PTB-BA) correm com outro Projeto de Lei no Senado, conhecido pelos movimentos sociais como “AI-5 da Copa” por, dentre outras coisas, proibir greves durante o período dos jogos e incluir o “terrorismo” no rol de crimes com punições duras e penas altas para quem “provocar terror ou pânico generalizado”.



 O PL 728/2011, apresentado no Senado em dezembro de 2011, ainda aguarda voto do relator Álvaro Dias (PSDB-PR) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Se for aprovado, vai criar oito novos tipos penais que não constam do nosso Código Penal como “terrorismo”, “violação de sistema de informática” e “revenda ilegal de ingressos”, determinando penas específicas para eles. Essa lei – transitória – valeria apenas durante os jogos da FIFA.

Na justificativa da proposta, os senadores alegam que a Lei Geral da Copa deixa de fora a tipificação de uma série de delitos, necessária para “garantir a segurança durante os jogos”.

O projeto prevê ainda que quem “cometer crimes contra a integridade da delegação, árbitros, voluntários ou autoridades públicas esportivas com o fim de intimidar ou influenciar o resultado da partida de futebol poderá pegar entre dois e cinco anos de prisão”.



Para quem “violar, bloquear ou dificultar o acesso a páginas da internet, sistema de informática ou banco de dados utilizado pela organização dos eventos” a pena seria de um a quatro anos de prisão, além de multa. E para deixar a aplicação das penas ainda mais eficaz, o projeto prevê a instauração de um “incidente de celeridade processual” (art. 15), um regime de urgência em que a comunicação do delito poderia se dar por mensagem eletrônica ou ligação telefônica e funcionaria também nos finais de semana e feriados.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB de São Paulo Martim Sampaio considera o projeto um “atentado contra o Estado Democrático de Direito”. “É um projeto de lei absurdo que quer sobrepor os interesses de mercado à soberania popular. Uma lei para proteger a FIFA e não os cidadãos e que, além de tudo, abre precedentes para injustiças por suas definições vagas”, diz o advogado.

Para Thiago Hoshino, assessor jurídico da organização de direitos humanos Terra de Direitos e integrante do Comitê Popular da Copa de Curitiba, a questão é ainda mais complicada. Ele acredita que a junção de tantos assuntos em um mesmo projeto é uma tentativa de aprovar leis antigas que endurecem principalmente a legislação penal: “É um bloco perigoso que viola garantias básicas da Constituição. E há sempre o risco de estas leis transitórias se tornarem permanentes. A legislação da Copa é, na verdade, um grande laboratório de inovações jurídicas. Depois o que for proveitoso pode permanecer. É mais fácil tornar uma lei transitória permanente do que criar e aprovar uma nova” explica.

Terrorismo

O que chama a atenção logo de cara no projeto de lei é a tipificação de “terrorismo”, que até hoje não existe no nosso código penal. No PL, ele é definido como “o ato de provocar terror ou pânico generalizado mediante ofensa à integridade física ou privação da liberdade de pessoa, por motivo ideológico, religioso, político ou de preconceito racial, étnico ou xenófobo” com pena de no mínimo 15 e no máximo 30 anos de reclusão. Martim Sampaio diz que este é o artigo mais perigoso por não dar definições exatas sobre o termo: “Da maneira como está na lei, qualquer manifestação, passeata, protesto, ato individual ou coletivo pode ser entendido como terrorismo. Isso é um cheque em branco na mão da FIFA e do Estado”.
 

Documentos revelados pelo WikiLeaks revelaram a pressão americana para que o Brasil criasse uma lei para o “terrorismo”, principalmente para assegurar os megaeventos. No relatório de Lisa Kubiske, conselheira da Embaixada americana em Brasília, enviado para os EUA em 24 de dezembro de 2010, a diplomata mostra-se preocupada com as declarações de Vera Alvarez, chefe da Coordenação-Geral de Intercâmbio e Cooperação Esportiva do Itamaraty porque a brasileira “admite que terroristas podem atacar o Brasil por conta das Olimpíadas, uma declaração pouco comum de um governo que acredita que não haja terrorismo no País”.

Os banqueiros também pressionam o Estado a criar uma lei antiterrorismo há algum tempo. Também em 2010, a falta de uma legislação específica sobre terrorismo foi o principal foco em um congresso sobre lavagem de dinheiro e financiamento de grupos extremistas organizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo. A questão poderia custar ao Brasil a exclusão do Grupo de Ação Financeira Internacional (Gafi), órgão multinacional que atua na prevenção desses crimes.

Greves

O projeto de lei também mira reduzir o direito à greve, prevendo a ampliação dos serviços essenciais à população durante a Copa – como a manutenção de portos e aeroportos, serviços de hotelaria e vigilância – e restringe a legalidade da greve de trabalhadores destes setores, incluindo os que trabalham nas obras da Copa, de três meses antes dos eventos até o fim dos jogos. Se aprovado, os sindicatos que decidirem fazer uma paralisação terão de avisar com 15 dias de antecedência e manter ao menos 70% dos trabalhadores em atividade. O governo ainda estará autorizado a contratar trabalhadores substitutos para manter o atendimento, o que é proibido pela lei 7.283/1989 em vigor no país, que estabelece 72 horas de antecedência para o aviso de greve e não determina um percentual mínimo de empregados em atividade durante as paralisações.

 Greve poderá ser tratada como terrorismo

Eli Alves, presidente da Comissão de Direito Trabalhista da OAB-SP, lembra que o direito à greve também é garantido na Constituição Federal e diz que a sensação que fica é a de que “o Brasil está sendo alugado para a FIFA, flexibilizando suas próprias regras para fazer a Copa no país”. Martim Sampaio lembra que as greves foram proibidas durante a ditadura militar: “A gente conquistou este direito com o fim da ditadura, muitas vidas foram perdidas neste processo. Não é possível que agora criemos uma ditadura transitória da FIFA”. E convoca: “O único jeito de não deixar esta lei ser aprovada é por pressão popular. A gente tem bons exemplos de que isso funciona como a da lei da ficha limpa. É preciso conquistar a democracia todos os dias”.

Você sabe de mais algum projeto de lei que corre paralelo à Lei Geral da Copa? Mande para nós! Vamos fomentar o debate a respeito do assunto!

quarta-feira, 21 de março de 2012

22 DE MARÇO, DIA MUNDIAL DA ÁGUA



Hoje, dia 22 de março, é o Dia Mundial da Água. Esta data comemorativa foi criada pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), para ser observado a partir de 1993, de acordo com as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento contidas na famosa “Agenda 21”, um dos principais resultados da conferência Rio-92 e que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais (ONGs) e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais.
Benefícios da Água Pura


Benefícios da Água Pura

Bem, hoje que é o Dia Mundial da água, vamos discutir um pouco sobre os benefícios da Água Pura.

Antes de qualquer coisa: Água pura não é conversa da mídia. Pense comigo, a água uma parte essencial de seu dia-a-dia. Ela está presente quando você prepara a sopa favorita da sua família, a mamadeira do seu filho ou quando você desfruta de uma xícara de chá depois de um dia agitado. Nós somos o que bebemos. Será que não é hora de você beber água com confiança.

Todos sabemos que a água representa mais de dois-terços do peso do corpo humano. Nosso corpo e nossa saúde estão absolutamente ligados à água e, se ela não for reposta regularmente, nossa sobrevivência se limita a uma questão de horas ou dias. Na verdade, nosso cérebro é composto por até 95% de água, enquanto nosso sangue é 82% água. A água realiza muitas funções essenciais para o corpo: ela regula a temperatura e o metabolismo, forma os fluidos que rodeiam nossas articulações e ajuda a eliminar os resíduos. Se você optar por beber água pura regularmente, também estará fazendo algo para melhorar sua saúde.



Nosso corpo perde água diariamente através da urina e do suor, e essa quantia é reposta através de nossa ingestão diária de água, vegetais e frutas. Entretanto, muitas pessoas não consomem o suficiente e, como resultado, experienciam sintomas de leve desidratação, como dores de cabeça, fadiga durante o dia, cansaço e perda de concentração. A desidratação crônica também causa problemas maiores de saúde, como constipação e pedras nos rins.

Beber água pura mantém você e sua família hidratados, alimenta sua rotina diária e faz com que seu corpo receba as vitaminas e nutrientes que precisa. Nossa saúde depende da qualidade e da quantidade da água que bebemos. No entanto, nem todas as fontes de água são parecidas. Ao entrar em nossas torneiras, a água pode trazer consigo sedimentos visíveis, como a ferrugem, e contaminantes invisíveis, como chumbo oriundo dos canos de água, além de bactérias e vírus que proliferam nas áreas de armazenamento. Há uma maneira simples e eficiente de se proteger e de garantir água pura para sua casa: utilize um sistema de purificação de água, ou seja, um purificador acoplado à torneira ou instalado na parede.

É importante que você e sua família mantenham um estilo de vida saudável? Então opte por beber água pura em quantidades suficientes todos os dias. Em breve você estará experimentando os benefícios da água pura.
Funções da Água para o Organismo


E neste dia 22, dia Mundial da Água, o Jornal Zero Hora do Rio Grande do Sul, realizou uma matéria com a nutricionista Júlia Dubin Melnick para compreender mais sobre funções da água no organismo. Segue a matéria na íntegra:

A primeira grande função consiste no transporte de vitaminas, proteínas, carboidratos e sais minerais ao organismo e na eliminação de resíduos como a ureia, filtrada pelos rins, através da urina.

— O rim é o órgão que limpa o nosso sangue. É necessário não sobrecarregá-lo. Por isso, a importância de beber dois litros de água por dia — explica a nutricionista.

agua no organismo 22 de Março Dia Mundial da Água | Benefícios da Água Pura

Júlia destaca, inclusive, que a desitratação, muitas vezes, se “disfarça” de uma sensação de fome.

— O corpo manda um sinal que interpretamos como fome, porém, na realidade, é sede — diz.

A segunda grande função é a de controle de temperatura corporal. O excesso de calor é eliminado através da transpiração. Quando não há ingestão suficiente de água, o corpo retém o máximo de líquido possível, desequilibrando a temperatura e também causando outros efeitos colaterais.

— A falta de água faz com que retenhamos líquido, não transpiremos e não urinemos, provocando, assim, inchaço e celulite aparente — alerta.

Outra grande função da água seria a de hidratar o intestino para facilitar o processo de eliminação das fezes.

— O intestino é o órgão que mais conserva água. Quando falta água no organismo, os outros órgãos retiram água do intestino e ele fica seco. Na hora de evacuar, provoca dor — explica

Júlia destacou a importância da água também para a saúde da pele, das unhas e dos cabelos.

— Com pouca água, a pele se desidrata, tornando-se áspera e envelhecendo mais rápido, e as unhas e os cabelos ficam mais fracos.
O que a falta de água pode causar:



:: Enfraquecimento dos cabelos e couro cabeludo;

:: Distúrbios de concentração;

:: Sono;

:: Ressecamento dos olhos e tecido das vias aéreas

:: Queda e enfraquecimento dos pelos;

:: Baixa produção de saliva;

:: Distúrbio no aproveitamento adequado nutrientes, levando a cãibras, dormências, perdas de força muscular e problemas ósseos.

ÁGUAS RESIDUAIS


Percurso das águas Residuais