Via Luis Felipe
Em um pais serio seriam autuados, multados e presos por especulação do mercado, propaganda enganosa e estelionato
é..já não basta a saturada cultura americana imposta sobre nós...
Os varejistas participantes voltaram a praticar a chamada "maquiagem de preços" nas ofertas do Black Friday, megaliquidação que acontece amanhã (23/11), no Brasil. (Veja imagem abaixo.) “É um absurdo. É lamentável", afirmou Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos em entrevista a NEGÓCIOS.
O Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, também se manifestou sobre os indícios de maquiagem nos supostos descontos oferecidos nesta Black Friday. Segundo comunicado da entidade, Extra (loja virtual e física), Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Walmart, Saraiva e Fast-Shop foram notificadas. As empresas devem prestar esclarecimentos sobre as denúncias recebidas pelo órgão até a próxima sexta-feira.
Não faltam relatos de empresas que modificaram os preços de produtos para “inflar” o desconto prometido ao cliente. Num dos casos mais absurdos, um leitor do Tecnoblog percebeu que o mesmo televisor de LED e 40” custava “de R$ 2.199 por R$ 1.979,10” na semana passada. Mesmo produto, no mesmo site, custava “de R$ 2.999 por R$ 2.699,10” nesta sexta-feira. Confira na captura de tela abaixo.
Outro exemplo é a Smart TV da Samsung, modelo 40EH5300. Segundo o histórico de preços oferecidos pelo site, o valor do aparelho esteve estável de agosto até o dia 9 de novembro. A partir desta data, o preço do televisor saltou de 1.424 para 2.199 reais. Nesta sexta-feira, Black Friday, o mesmo está à venda por, em média, 1.999 reais.
Abaixo temos um vídeo real de uma averdadeira BLACK FRIDAY
CHEVREOLET também entra na onda de enganar consumidores
Propaganda enganosa da Marca Chevrolet estão pensando que o consumidor é idiota cassete !!!
Ou seja, apesar de os participantes alardearem descontos de até 90%, de acordo com o Busca Descontos, a maioria das promoções oferecem preços de 15% a 30% menores, em média.
As promoções mais vantajosas, com desconto realmente maiores (cerca de 75%) são possíveis em itens de vestuário e calçados. Nesses casos, os lojistas têm uma margem maior no produto e condições diferentes de negociação.
A sugestão de Eugênio para que o consumidor se proteja é que ele observe os preços ofertados e faça uma pesquisa. "Seja na loja física ou na online, independentemente da porcentagem, veja se a compra vale a pena ou não pela média de preços no mercado."
O Procon e especialistas em varejo online deram algumas dicas para se proteger de compras duvidosas (veja reportagem de NEGÓCIOS). Segundo o Busca Descontos, o site criou algumas ferramentas para evitar problemas como este. Uma delas foi um time com a função de verificar se ofertas são ou não maquiadas e tirar do ar o que for “maquiagem” automaticamente. A ideia é evitar novos problemas com o Procon.
Outra é o botão “Denuncie”, por meio do qual o consumidor pode denunciar descontos irreais. Se a denúncia for verdadeira, ela também sairá da página do Black Friday. O selo “Oferta Black Friday” também garante a segurança do consumidor e funciona como indicação dos melhores anúncios. “Uma boa dica é entrar pelo portal do Black Friday e não pelo site dos varejistas.”
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