Você consegue desvendar esse mistério?
No Parque Nacional do Vale da Morte, situado no Estado da Califórnia, pode-se ver um fenômeno geológico muito misterioso, são pedras que movem-se de forma inexplicável.
O fenômeno pode ser observado especialmente em Racetrack Playa, um lago seco onde foram estudados e registrados os mais notáveis movimentos das pedras.
Pedras de tamanhos variados são encontradas a distâncias de até milhares de metros de sua posição original deixando rastros de extensão e direção variados, sem evidência alguma de intervenção humana ou animal.
Como rochas tão pesadas poderiam se movimentar?
Houve quem levantasse a hipótese de ter sido o vento ou alguma enchente o responsável pelo deslocamento dos blocos graníticos. Seja o que for eu fico impressionada!
Em 1972, Bob Sharp e Dwight Carey iniciaram uma pesquisa monitorando cerca de 30 pedras.
Cada pedra recebeu um nome e foram observadas por um período de sete anos.
Cercas de proteção para previnir a ação dos ventos foram montadas, mas as rochas moveram-se da mesmo forma, trazendo resultados ainda mais intrigantes; quase todas as pedras apresentaram movimentos que variaram de apenas alguns centímetros até 262 metros, a maior distância percorrida, em direções variadas. Isso é incrível!
Algumas pedras selecionadas lado a lado apresentaram movimento de apenas uma, com o seu par permanecendo completamente imóvel. Esse cenário caótico tornou difícil encontrar uma resposta satisfatória.
Em 1995, John Reid, professor no Hampshire College, em Massachussetts, formou uma equipe para pesar e medir as rochas. Concluíram que ventos com pelo menos 500 milhas por hora (jamais registrados na Terra) seriam necessários para mover as pedras.
Apesar disso, John defende a hipótese do deslizamento sobre camadas de gelo, mas esta é contestada por muitos geólogos. Eu particularmente não creio que seja.
Segundo informa o Serviço de Atendimento do Parque Nacional, existem 8 praias próximas ao Vale da Morte onde ocorre este curioso fenômeno. Totalmente sem explicação!
O movimento das pedras já é conhecido há muito séculos, mas os cientistas ainda não tem uma explicação exata sobre o que provoca o movimento das pedras que deixam rastros nas superfícies por onde passam.
Muitas das pedras pesam mais de 400 quilos e movem-se através de direções as mais diferentes. Quem vê o fenômeno fica se perguntando: “Que tipo de força faz mover essas pedras?”
Sempre existe uma teoria nova procurando explicar a causa. Uns dizem que é a força dos ventos! Outros afirmam que são forças magnéticas.
Muitos cientistas foram até o deserto em busca de explicações. Através de suas experiências, concluíram que seria necessário ventos de mais de 370 quilômetros por hora para mover uma pedra de 400 quilos e ventos como este nunca foram vistos no planeta
De acordo com outra teoria, acredita-se que em certas circunstâncias, uma fina película de gelo forma-se sobre a superfície da praia e assim, fica mais fácil acreditar na força do vento. Nessa foto acima, é claro o movimento inexplicável dessas pedras o ângulo é perfeito!
Porém, alguns cientistas fizeram experimentos neste sentido e puderam comprovar que esta hipótese também é falsa. O mais estanho é que ninguém nunca viu as pedras se movendo. Encontram apenas os rastros deixados pelo movimento.
Fortíssimos ventos ou vibrações geológicas necessários para tal deslocamento certamente destruiriam a camada de gelo sob as pedras e causariam muitos efeitos visíveis na paisagem.
Como a área das pedras fica num parque nacional, com vida selvagem protegida pelo governo, o uso de equipamentos de monitoramento é proibido.
Detalhe interessante: a profundidade dos sulcos onde as pedras se deslocaram é menor que nos pontos de onde saíram e das suas atuais posições, o que permite supor "terem sido tais pedras ligeiramente levantadas ao se deslocarem". Levitação?
O que provocaria esse fantástico movimento dessas pedras gigantes de Death Valley?
Difícil responder.... continua sendo uma incógnita!
Esse mundo de meu Deus, é mesmo misterioso....da até medo!
by, Clér Sandrini
OCUPAÇÃO: Cursando Administração
HOBBY: Ama a natureza, os animais e adora andar no campo
Muito interessante mesmo... Mas eu gostaria mesmo que alguém registrasse esse fenômeno ocorrendo. Se não fica muito estranho apesar de ser bem interessante... Bom, tudo que é estranho é interessante hehe...
ResponderExcluirestranhamente ninguém nunca registrou tal fenômeno.
ResponderExcluir