QUERO LEMBRAR QUE ESSE CARRO FOI CONSIDERADO A MELHOR COMPRA 2013 PELA QUATRO RODAS E PELA REVISTA CAR AND DRIVER E RECEBEU O PRÊMIO AUTOMOTIVO PELO DIÁRIO DO NORDESTE COMO MELHOR SEDÃ COMPACTO.
Um agradecimento especial a concessionaria Kurumá Linhares e a consultora do Etios Ana Paula Cruz
Matéria completa abaixo
Os itens de serie são:
VERSÃO X
R$ 35.490,00
- 3 anos de garantia
- Air Bag Duplo para Motorista e Passageiro
- Alarme de Advertência do Cinto de Segurança (Motorista e Passageiro)
- Apoios de cabeça com regulagem de altura nos bancos dianteiros
- Ar-condicionado (opcional)
- Ar quente
- Banco traseiro rebatível (somente encosto)
- Desembaçador do Vidro Traseiro
- Direção eletroassistida progressiva
- Espelho de cortesia no para-sol (motorista e passageiro)
- Freios ABS com EBD
- Luz Auxiliar de Freio (Brake-light)
- Painel de instrumentos central
- Para-choques na cor do carro
- Porta-luvas climatizado de 13 litros (disponível na opção com ar-condicionado)
- Rodas de Aço 14" com Calotas Integrais
VERSÃO XLS SEDÃ
R$ 43.790,00 (40.081,29 ATÉ DIA 31-08-13)
APARÊNCIA
- Maçanetas externas e espelhos retrovisores externos na cor da carroceria
- Acabamento cromado na tampa do porta-malas
- Para-choques dianteiro e traseiro na cor da carroceria
- Acabamento interno das portas de tecido
- Acabamento preto na coluna central (exceto veículo na cor Preto Rock)
- Difusores de ar com acabamento cromado
- Grade dianteira com acabamento cromado
- Grade dianteira na cor da carroceria
- Maçanetas internas com acabamento prata fosco
- Manopla de câmbio com acabamento especial
- Volante com acabamento prata fosco
- Rodas de liga leve aro 15"
CONFORTO E CONVENIÊNCIA
- 3 anos de garantia
- Ar Condicionado com filtro antipólen
- Abertura interna do porta-malas
- Abertura interna do tanque de combustível
- Ar quente
- Banco traseiro rebatível (somente encosto)
- Bancos revestidos com tecido especial
- Chave com comando de abertura e fechamento das portas
- Console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro
- Direção eletroassistida progressiva
- Espelho de cortesia no para-sol (motorista e passageiro)
- Acelerador eletrônico
- Porta-malas com iluminação
- Travas elétricas
- Vidros Elétricos dianteiros e traseiros
SEGURANÇA
- Freios ABS com EBD
- Air bag frontal duplo para motorista e passageiro
- Faróis de neblina dianteiros
- Alarme de advertência de portas abertas
- Alarme de advertência dos cintos de segurança (motorista e passageiro)
- Alarme perimétrico antifurto
- Imobilizador eletrônico do motor
- Jogo de tapetes para motorista e passageiros (quatro unidades)
- Luz auxiliar de freio (brake light)
- Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador e limitador de força
- Cintos de segurança traseiros laterais de três pontos e central de dois pontos
- Desembaçador do vidro traseiro
ÁUDIO
- Antena
- Rádio CD player com função MP3 e entrada USB
- Dois alto-falantes e dois tweeters
Painel com velocímetro e contador de RPM no meio, da cor branca no fundo, proporcionando maior visibilidade, pode parecer estranho para quem está acostumado com as carroças brasileiras tipo FORD, WV, FIAT, FORD, mais na hora de dirigir você nem percebe. Para os pés tem bastante espaço e mesmo que você seja muito alto terá um ótimo espaço.
REGULAGEM DE ALTURA DO VOLANTE
Conta com regulagem, porem é leve a inclinação em duas posições, da altura do volante, tornando mais confortável para o modo de dirigir de cada tipo de pessoa, pois mais altos ou mais baixos podem preferir inclinações diferentes.
REGULAGEM DO RETROVISOR
Não é elétrica, mais responde bem e um campo bastante amplo de regulagem para uma boa visão.
AIR BAG PARA PASSAGEIRO TAMBÉM
Este é um item de serie que vem no Etios, esta é uma iniciativa de grandes empresas e associações automobilísticas, como a Federação Internacional do Automóvel (FIA), para oferecer avaliações de segurança dos automóveis na América Latina. Com excelente avaliação em colisão frontal.
FREIOS
ABS+EBD - São as iniciais de Eletronic Brake Force Distribuition em inglês. Nada mais é que distribuição eletrônica da força de frenagem. Trata-se de um sistema de controle da força da frenagem nos eixos dianteiro e traseiro. É utilizado como auxiliar complementar do ABS para proporcionar melhor distribuição das forças empregadas na frenagem.
Me passei um pouco, mas a história aqui é sobre o EBD, que é uma sigla
em inglês que quer dizer controle de distribuição da força de frenagem.
Esse sistema faz com que em cada roda seja aplicada uma força de
frenagem diferente, conforme a distribuição das forças resultantes
aplicadas no sistema carro e pista. Imagine você magrinho dirigindo seu
carro a 190Km/h com sua tia gorda no banco do carona pesando uns 100Kg a
mais que você, nessa situação em uma frenagem brusca o sistema EBD irá
aplicar uma força maior nas rodas do lado do carona que do seu lado para
estabilizar o carro.
É mais ou menos isso aeee, hehehe.
MOTOR E CONSUMO
Bem organizado e limpo de partes moveis.
Para quem está costumado com motores nacionais de 1.6 e 1.0 como eu, lhes digo: Os nossos são uma vergonha.
Logo na primeira saída com ele eu estanquei, pois a potencia de arranque na primeira marcha fez eu parar, é muito sensível e potente. No meu eu acelero e solto rápido a embreagem que ele vai devagar, já no Etios tenho que ter mais calma, se soltar rápido ele canta pneu.
Cambio médio em relação de troca de marchas, não é uma passagem curta como esportivos e nem muito longa. Sua embreagem é macia e leve. Silencio absoluto, você sabe que está ligado porque os controles do carro avisam, mais o nível de ruído é excelente.
Incrivelmente ele esta entre os mais econômicos do país, muito mais econômico que os 1.0. Seu motor de 1.5cc 16v Flex e potência (Cv/rpm) 96.5 Cv (Etanol) 92 Cv (Gasolina) oferece uma economia maior que você possa imaginar.
Se muitos tem a falsa e deprimente impressão que o terrível Uno caixa de sapato é econômico ele fez,
FIAT Uno 1.0 - 8V Mille Way Economy 4 Portas 12.4 (cidade)
13.8 (estrada), contra o:
TOYOTA Etios Sedan 1.5 - 16V XLS fez 11.9 (cidade)
14.0 (estrada)
Vemos um motor 1.0 projetado no Brasil consumir mais que um motor japonês 1.5, eu ainda fico pensando como acham que motor 1.0 consome menos...
Em levantamento do Inmetro 141 modelos de veículos brasileiros foram avalizados de acordo com o consumo de combustível.
Não é muita surpresa que os primeiros colocados são híbridos, encabeçados pelo Ford Fusion Hybrid (16,8 Km/l), seguido por um empate entre Lexus CT200h e Toyota Prius (15,7 Km/l). Embora sejam uma solução e tanto, o problema ainda são os preços.
Depois deles, também sem grandes surpresas, temos os compactos 1.0 começando pelo Renault Clio Authentique (14,2 Km/l gasolina | 9,5 Km/l etanol). Curiosamente o dois-lugares híbrido da Smart só vem depois (13,2 Km/l), trazendo então o nem tão compacto Renault Sandero (12,9 Km/l | 8,4 Km/l), e o primeiro sedan, ainda que “pequeno”, Renault Logan Authentique (12,9 Km/l | 8,4 Km/l). Parabéns a Renault por essas ótimas posições.
Ainda se mantendo nos 1.0, vem no 8º lugar o que poderia se imaginar ser o primeiro, Fiat Uno Mile Fire (12,7 Km/l | 8,9 Km/l), seguido do primeiro asiático, o Nissan March (12,6 Km/l | 8,9 Km/l) e então o Novo Uno Economy Evo 1.4, primeiro não 1.0 depois dos híbridos (12,5 Km/l | 8,7 Km/l).
Confira o ranking completo no site da Petrobras, parceira nos testes.
Se você tem carro, ficou satisfeito com sua colocação, ou envergonhado?
Abaixo temos mais fotos da versão HatchBack e Sedã
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Seu comentário será exibido assim que for aprovado pela moderação