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sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ORGANIZADORES DO BLACK FRIDAY RECONHECEM MAQUIAGEM DE PREÇOS

FRASE DO DIA: O Black Friday foi cancelado no Brasil, "pois o país não tem estrutura pra suportar um evento deste tamanho"

Em um pais serio seriam autuados, multados e presos por especulação do mercado, propaganda enganosa e estelionato

é..já não basta a saturada cultura americana imposta sobre nós...


Os varejistas participantes voltaram a praticar a chamada "maquiagem de preços" nas ofertas do Black Friday, megaliquidação que acontece amanhã (23/11), no Brasil. (Veja imagem abaixo.) “É um absurdo. É lamentável", afirmou Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos em entrevista a NEGÓCIOS.


O Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, também se manifestou sobre os indícios de maquiagem nos supostos descontos oferecidos nesta Black Friday. Segundo comunicado da entidade, Extra (loja virtual e física), Ponto Frio, Submarino, Americanas.com, Walmart, Saraiva e Fast-Shop foram notificadas. As empresas devem prestar esclarecimentos sobre as denúncias recebidas pelo órgão até a próxima sexta-feira.

Não faltam relatos de empresas que modificaram os preços de produtos para “inflar” o desconto prometido ao cliente. Num dos casos mais absurdos, um leitor do Tecnoblog percebeu que o mesmo televisor de LED e 40” custava “de R$ 2.199 por R$ 1.979,10” na semana passada. Mesmo produto, no mesmo site, custava “de R$ 2.999 por R$ 2.699,10” nesta sexta-feira. Confira na captura de tela abaixo.



Outro exemplo é a Smart TV da Samsung, modelo 40EH5300. Segundo o histórico de preços oferecidos pelo site, o valor do aparelho esteve estável de agosto até o dia 9 de novembro. A partir desta data, o preço do televisor saltou de 1.424 para 2.199 reais. Nesta sexta-feira, Black Friday, o mesmo está à venda por, em média, 1.999 reais.

Abaixo temos um vídeo real de uma averdadeira BLACK FRIDAY

Gráficos gerados em buscadores de preços, como o JáCotei e o Baixou, mostram claramente o aumento dos maiores preços. A tática é usada para que a porcentagem de desconto anunciada pelos varejistas pareça maior do que ela realmente é, fazendo com que o consumidor fique mais inclinado a efetuar a compra. Segundo o executivo, é impossível praticar grandes descontos em alguns produtos como eletrônicos. "Não existem descontos absurdos em preços, principalmente em eletrônicos, até porque não existe essa margem. Hoje, o ganho que o e-commerce tem em um notebook é de pouco mais de 1%, por exemplo", explica. saiba mais
CHEVREOLET também entra na onda de enganar consumidores
Propaganda enganosa da Marca Chevrolet estão pensando que o consumidor é idiota cassete !!!


Ou seja, apesar de os participantes alardearem descontos de até 90%, de acordo com o Busca Descontos, a maioria das promoções oferecem preços de 15% a 30% menores, em média.

As promoções mais vantajosas, com desconto realmente maiores (cerca de 75%) são possíveis em itens de vestuário e calçados. Nesses casos, os lojistas têm uma margem maior no produto e condições diferentes de negociação.

A sugestão de Eugênio para que o consumidor se proteja é que ele observe os preços ofertados e faça uma pesquisa. "Seja na loja física ou na online, independentemente da porcentagem, veja se a compra vale a pena ou não pela média de preços no mercado."

O Procon e especialistas em varejo online deram algumas dicas para se proteger de compras duvidosas (veja reportagem de NEGÓCIOS). Segundo o Busca Descontos, o site criou algumas ferramentas para evitar problemas como este. Uma delas foi um time com a função de verificar se ofertas são ou não maquiadas e tirar do ar o que for “maquiagem” automaticamente. A ideia é evitar novos problemas com o Procon.

Outra é o botão “Denuncie”, por meio do qual o consumidor pode denunciar descontos irreais. Se a denúncia for verdadeira, ela também sairá da página do Black Friday. O selo “Oferta Black Friday” também garante a segurança do consumidor e funciona como indicação dos melhores anúncios. “Uma boa dica é entrar pelo portal do Black Friday e não pelo site dos varejistas.”