Jnet News o Blog da verdade.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Os agrotóxicos e o lixo...nós criamos o nosso extermínio



                            Precisamos encontrar soluções


Os agrotóxicos são produtos químicos usados na lavoura, na pecuária e mesmo no ambiente doméstico: inseticidas, fungicidas, acaricidas, nematicidas, herbicidas, bactericidas, vermífugos. Podem ainda ser tóxicos os solventes, tintas, lubrificantes, produtos para limpeza e desinfecção de estábulos, etc.


A agricultura, que deveria ser o principal dos fatores de saúde do homem, é hoje um dos principais fatores de poluição, uma das formas insidiosas de poluição. O leigo vê a fumaça que sai das chaminés, dos escapes dos carros, vê a sujeira lançada nos rios. Mas, quando compramos uma linda maçã na fruteira da esquina, mal sabemos que esta fruta recebeu mais de trinta banhos de veneno no pomar e, quando entrou no frigorífico, foi mergulhada em um caldo de mais outro veneno. Alguns dos venenos são sistêmicos. Quer dizer, eles penetram e circulam na seiva da planta para melhor atingir os insetos que se alimentam sugando a seiva. Não adianta lavar a fruta.




Infelizmente os agricultores são mantidos na ignorância dos efeitos nocivos dos agrotóxicos e tornam-se assim as primeiras vítimas, mas os médicos que tratam das vítimas são mantidos na ignorância quanto aos aspectos 
toxicológicos dos novos produtos, dados que só a indústria conhece. Por isso são comuns tratamentos inadequados, pois o médico confunde os sintomas. 


Os órgãos públicos aceitam, sem crítica, a filosofia da indústria química, claro, isso significa dinheiro imediato nos cofres, através dos altos impostos, mas com a química só tratamos sintomas.  Precisamos acabar com as 
causas. E precisamos de novas atitudes.

Agrotóxicos causam muitos problemas tanto para o meio ambiente, quanto para os seres humanos e animais.Já foram registrados casos de transmissão de leucemia para o feto, por mulheres que estiveram em contato com agrotóxicos durante a gravidez.

Existem cerca de 15.000 formulações para 400 agrotóxicos diferentes, sendo que cerca de 8.000 encontram-se licenciadas no Brasil, que é um dos cinco maiores consumidores de agrotóxicos no mundo.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o uso intenso de agrotóxicos causa a degradação dos recursos naturais como, solo, água, flora e fauna, em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos. Mas estou falando de morte mesmo, de extermínio, é de veneno que falo!

Além de agredir o ambiente, a saúde também é afetada pelo excesso destas substâncias, agrotóxico mata!

Quando mal utilizados, os agrotóxicos podem provocar três tipos de intoxicação: aguda, subaguda e crônica. Na aguda, os sintomas surgem rapidamente. Na intoxicação subaguda, os sintomas aparecem aos poucos: dor de cabeça, dor de estômago e sonolência. Já a intoxicação crônica, pode surgir meses ou anos após a exposição e pode levar a paralisias e doenças, como o câncer.

Existem muitos tipos de venenos que atacam gravemente nossa saúde, sempre achei um absurdo que a TV se mostre anúncios como aquele do bebê dormindo tranquilamente, enquanto a mãe aplica spray de inseticidas contra  mosquitos em torno do berço. 

Depois quando acontecem calamidades evidentes, a indústria sempre procura culpar o que ela chama de “mau uso”. Mas esse mau uso é ela mesma quem promove com os anúncios criminosos que faz.



Mas existem soluções, porém é preciso apoio de nossos líderes....veja bem; os camponeses tradicionais, com sua sabedoria ancestral, sabiam que a praga não ataca a não ser as plantas que não estão bem equilibradas. Por isso, eles procuravam obter cultivos sãos através de um manejo adequado do solo, o que incluía descanso da terra, compostagem de resíduos vegetais e animais. 




Adubação verde, adubação foliar, cobertura morta, rotação de cultivos, plantas companheiras e muitas outras práticas. Os agricultores biológicos modernos, com os conhecimentos científicos de hoje, obtêm resultados muito melhores, se todos usassem do métodos mais naturais ninguém ficaria para trás, sei que você deve estar pensando; mas se não usar agrotóxico não teremos alimentos suficientes pra nutrir o planeta, mas de uma coisa tenho certeza, teríamos um planeta com menos doenças, com o tempo não teríamos o câncer e aprenderíamos a valorizar uma fruta de aparência não tão atraente, mas com ótimo sabor e saudável de verdade.




A agricultura ecológica não significa, como querem seus detratores, uma volta ao passado. Muito ao contrário, ela significa um passo importante para a frente. Os atuais conhecimentos científicos nos permitem fazer um trabalho infinitamente melhor que o de nossos avós, um trabalho bem menos duro e muito mais significativo.Somente a agricultura ecológica é indefinidamente sustentável. Ela contribui para um futuro melhor para nossos filhos, porque melhora sempre a fertilidade  do solo, enquanto que os atuais métodos  são uma nota promissória contra nossos filhos. Uma nota que eles não terão condições de resgatar.



Conheço alguns agricultores que usam a bomba de irrigação para aplicar venenos no cafezal, a bomba que "puxa" a água do rio para irrigar ganha logo acima de sua sucção de água uma perfuração por onde é injetado o veneno vagarosamente e esse segue pelo encanamento até a plantação sendo aspergido fortemente pelos microaspersores, qualquer falha, como a falta de energia elétrica, leva esse veneno que está na tubulação de irrigação a voltar bruscamente para o rio, e isso aconteceu aqui ......os peixes boiaram todos 30 minutos depois, foi em um poço feito especialmente pra irrigar, o agricultor recolheu rapidamente os  peixes mortos e enterrou, ninguém além da família ficou sabendo, depois ele liberou toda  a água do poço diretamente para o rio........e nós não sabíamos...as crianças tomaram banho.......é assim que acontece, estamos nos exterminando.

 "É uma questão de vida, de saúde, porque o uso indiscriminado de agrotóxico causa doenças terríveis, como o câncer, inclusive aborto, por isso vamos agir com rapidez para encontrar uma solução para ela."
                   

                      Lixo....... o exemplo da Alemanha.

Outro mal que deixa nossa vida cheia de problemas e o tal do lixo, sei que não tem como não produzi-lo, mas tem meios eficazes de eliminar esse lixo sem degradar e poluir a terra.
Um exemplo bem bacana é o da Alemanha, ela é considerada um dos seis países mais eficientes no tratamento de lixo e é o campeão de reciclagem.


Com o mote "lixo pode virar ouro",a Alemanha destacou a importância econômica do tratamento de lixo: "Seis países combinam hoje zero aterro sanitário com altos índices de reciclagem. Dessa forma, eles utilizam não apenas o valor dos resíduos, mas conseguiram, através de uma indústria dinâmica, gerar muitos empregos."
Além da Alemanha, entre os países mais eficientes no tratamento de lixo no continente estão Bélgica, Holanda, Áustria, Suécia e Suíça.



                             Reciclagem eficiente

Em média 25% do lixo produzido na União Europeia são reciclados
De acordo com números do Eurostat, o órgão de estatísticas da UE, em 2010 foi reciclado na Alemanha quase metade de todos os resíduos urbanos. A média da União Europeia é 25%. E enquanto na Europa 38% do lixo acabam em aterros sanitários, a taxa na Alemanha é zero.

Segundo a Comissão Europeia, todos os anos são gerados na Alemanha 583 quilos de lixo por pessoa, acima da média do bloco (502 quilos por pessoa). No Chipre, por exemplo, são 760 quilos. Os resíduos urbanos totais na Alemanha são tratados da seguinte forma: 45% são reciclados, 38% queimados e 17% vão para a compostagem.

Os números do Eurostat mostram grandes diferenças entre os países da UE. Na Bulgária, por exemplo, todo o lixo vai parar em aterros sanitários. Na Romênia, na Lituânia e na Letônia, este índice fica acima dos 90%.Já na outra ponta, o campeão europeu da compostagem é a Áustria, onde 40% de todos os resíduos voltam para a terra, em forma de adubo. A média de compostagem no bloco é de apenas 15%.
                                  Negócios com o lixo



Os números da indústria da reciclagem na UE mostram que o lixo dá dinheiro. Coisa que nosso Brasil ainda não descobriu, segundo o Eurostat, o tratamento de resíduos emprega cerca de dois milhões de pessoas em toda a Europa. O faturamento no setor em 2008 foi de 145 bilhões de euros.

Na Alemanha, coleta seletiva garante 45% de reciclagem
E o número poderia ser ainda mais alto, alega a comissão. Com a plena aplicação da política de tratamento de resíduos da UE, poderiam ser gerados mais 400 mil empregos, e a receita anual poderia aumentar em 42 bilhões de euros. Apesar de que a afirmação de que a Alemanha não deposita mais nenhum resíduo em aterros sanitários, segundo Claudia Baitinger, da organização ambientalista alemã BUND  é uma distorção dos fatos: "Muitas usinas de incineração trabalham com uma relação de 2 para 1 na utilização e descarte." Isso quer dizer que para cada duas toneladas de lixo usado como combustível, sobra uma tonelada de lixo com alto potencial de contaminação, que demanda descarte especial.


Em vez de ir para aterro sanitário, 38% do lixo urbano alemão são incinerados. Além disso, estatísticas oficiais mostram que a tendência em utilizar garrafas de plástico continua forte, e que as embalagens ecológicas perderam espaço. E isso também não combinaria com os elogios.
Ranking injusto. Mas de qualquer modo eles já deram o ponta pé inicial bem dado e tem tudo pra realmente chegar na eliminação  "zero". Parabéns a eles!

Quero e desejo que nossos líderes do governo falem, mostrem, divulguem e apoiem medidas que possa mudar nossa situação nesses dois quesitos; Agrotóxicos e Reciclagem de lixo, se as redes de TV quisessem fariam grandes mudanças na cabeça dos brasileiros! com uma campanha eficaz, as pessoas mudam seus hábitos e costumes, tenho certeza que tomariam atitude diante de tudo isso, pois a TV TEM O PODER DE DOMINAR A MENTE DAS PESSOAS, portanto usem esse poder para uma transformação a esse nível, estaria mudando o rumo de nossas vidas.............

Uma coisa simples que deveríamos ter o o hábito de fazer, seria usar as sacolas perenes, os supermercados tem pra vender por um precinho camarada...não vou falar que iria salvar o planeta, pois não concordo com esse termo usado, mas seria um grande passo! 

O planeta não precisa de nós pra nada! a TERRA vai se recuperá em pouco tempo, quando nós humanos formos exterminados para sempre....

Parece frase pronta néh, pois te digo que esse é nosso destino se nada for feito!