Jnet News o Blog da verdade.

sábado, 6 de abril de 2013

As gigantes da fé!

Religião é um conjunto de crenças e filosofias que são seguidas, formando diferentes pensamentos. Cada religião tem suas diferenças quanto a alguns aspectos, porém a grande maioria se assemelha em acreditar em algo ou alguém do plano superior e na vida após a morte. Entre a grande quantidade de religiões existentes hoje no mundo, existem aquelas que se sobressaem e conseguem conquistar um grande número de fiéis. No meu olhar humano e simples posso dizer; as que chamam a minha  atenção são elas: Cristianismo e Islamismo.
Vou descrever aqui um pouquinho dessas duas gigantes da fé...
                                      
                                                    O cristianismo


É a maior religião do mundo, com cerca de 2.106.962.000 de seguidores. É monoteísta e se baseia na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré. inclusive eu sou cristã com muito orgulho!




Bom como já disse o cristianismo é a maior religião do mundo, sendo predominante na Europa, América e Oceania. A religião se iniciou através dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, considerado o salvador da humanidade. O cristianismo é uma religião abraâmica, da mesma forma que o Islamismo e o Judaísmo. é muita gente!

Os seguidores de Jesus são chamados de “cristãos”; tal denominação foi utilizada pela primeira vez em Antioquia, uma colônia militar grega. O livro sagrado dos cristãos é a Bíblia Sagrada, composta pelo Antigo e pelo Novo Testamento. 

A primeira parte conta a história da criação do mundo, das leis, tradições judaicas,  na verdade vejo o antigo testamento como uma história que o povo contava e que alguns resolveram escrever, mas claro que respeito o que minha religião prega, que o antigo testamento foi escrito por homens inspirado por Deus. Já o Novo Testamento conta a vida de Jesus, como os cristãos primitivos viviam, Jesus foi um herói, uma pessoa extremamente divina, um homem bom que só falou a verdade, plantou o amor nos corações, e deixou os grandes da época apavorados de medo e cheios de ódio e inveja de seus seguidores, (engraçado que pensei algo agora, será que é por isso que no twitter o pessoal é chamado de seguidor? rs)  os poderosos ficaram revoltados com ele.

Jesus Cristo nasceu em Belém, Judeia (Palestina). Seus ensinamentos morais, como o amor a Deus e ao próximo, fizeram com que sua vida passasse a ser um exemplo a ser seguido. Aos 33 anos, Jesus morreu crucificado injustamente por aqueles que se sentiram afetados pelos seus ensinamentos, eu fico as vezes ligando Jesus, sua vida e sua morte com a política de hoje, os que querem fazer certo, trabalhar em nome da nação, são perseguidos, insultados e mortos, éeee mortos sim!, não vou levar adiante aqui, mas sei de relatos com esse fim, por isso ligo esses fatos com os que Jesus viveu... bom, voltando aqui, Jesus era divino e por isso
ressuscitou após o terceiro dia, coisa que ninguém mais conseguiu! 

                                               A cruz um dos simbolo do cristianismo
Existem três ramos do Cristianismo: Protestantismo, Catolicismo e Igreja Ortodoxa. Em razão disso, existem, também, diferentes concepções e aspectos em cada um deles. Contudo, de forma universal, podemos afirmar que os adeptos ao Cristianismo creem na existência de um Deus, criador do universo; de Jesus Cristo, elemento central da religião, considerado o redentor da humanidade; e da vida após a morte.

                      Templo de Aparecida, situado em São Paulo, dedicado a Maria.


O Cristianismo se difundiu grandemente pela Ásia, Europa e África. A religião cresceu tanto que, no ano de 313, o imperador Constantino concedeu aos cristãos liberdade de culto; e em 392, foi considerada a religião oficial do Império Romano.

Hoje infelizmente acontece o mercado da fé, falsos pastores usam a fé das pessoas para extorquir dinheiro em forma de dízimo, e os fiéis acreditando que vão receber em dobro Deus pagam e pagam. Fazer o que..Jesus foi claro quando disse "Não furtar" portanto os falsos pastores terão o que merecem..Jesus também disse ao povo sobre os dons do Espirito Santo, um desses dons é a sabedoria, que o povo esquece de por em prática, esquece de usar, daí são roubados e nem percebem...e os bons pastores de Deus que os defendem muitas vezes não são ouvidos.

                                                  Islamismo

                                                   Alcorão, livro sagrado do Islam

Possui aproximadamente 1.283.424.000 fiéis, é a segunda religião mais praticada no mundo. Além disso, é também um sistema que monitora a política, a economia e a vida social. Sabe que as vezes acho eles estão certos! pelo menos seus políticos tem receios de sair da linha.


O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único. 
Fico pensando; Maomé naquele momento jamais poderia imaginar como teria seguidores (Pensei no twitter de novo! e olha que nem sou chegada a essa rede social).

Mesquita sagrada e centro de Meca, cidade sagrada dos muçulmanos

A palavra islam significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são os muçulmanos (Muslim, em árabe), aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.


O livro sagrado do Islamismo é o alcorão,como vocês viram a imagem acima, consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.

Dentre os vários princípios do Islamismo, cinco são regras fundamentais para os muçulmanos:
- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;
- Realizar cinco orações diárias comunitárias (sãlat); (mas sei que nem todos fazem, bom, eu até entendo, cinco vezes é demais!)
- Ser generoso para com os pobres e dar esmolas; (lindo gesto)
- Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã,mês anual de jejum. (sofrido isso)
- Ir em peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida (hajj). (gesto bacana)

O que acho complicado nessa religião é o tratamento dado as mulheres, são pouco valorizadas, tenho alguns amigos muçulmanos que tenho o prazer de conversar vez ou outra, e como sou curiosa fico perguntando sobre a religião deles, uma dessas pessoas da comunidade muçulmana, na verdade uma amiga, disse que ama ser muçulmana e aquele véu é um desejo delas, elas gostam de usar, até mesmo pra proteger do clima seco das regiões árabes.

Mas conversei com uma outra amiga, ambas do Paquistão, e essa última me disse que não gostava tanto, pois em breve iria se casar e só iria conhecer seu futuro marido na hora da cerimônia, pois o mais importante  pras famílias era unir clãs e a escolha não seria dela e sim dos pais, ela não me pareceu tão feliz como a primeira amiga que conversei.
Quanto aos amigos homens, todos sem exceções sentem imenso orgulho de sua cultura, bem eles homens estão numa situação melhor que as mulheres, mas cá entre nós, eu admiro muito eles, tem uns que são radicais demais isso é verdade, mas o que o Profeta Maomé ensina é somente fazer o bem, se muitos deles acabam fazendo o mal, como se tornando membros do terrorismo e explodindo como homem bomba, já não é culpa do profeta. O que muito me agrada nos muçulmanos é o fato deles respeitarem muito a Jesus, eles o veem  como um Grande profeta.

Os muçulmanos também prestam uma grande devoção à Virgem Maria, inclusive chamando-a de “Imaculada”. Segundo eles o Anjo Gabriel, mensageiro de Allah, pela voz do Profeta Maomé (Muhammad), reveste a Imaculada Mãe de Jesus com as peculiaridades de santidade. Aliás, foi Ela a única mulher, nomeada no Alcorão, trinta e quatro vezes. A Virgem Maria é considerada a mulher mais perfeita, o exemplo perfeito do papel de mulher. O Islamismo aceita que Maria engravidou virgem e que Jesus foi concebido por intercessão divina.


Islamismo e Cristianismo estão ligados pela grande devoção à Virgem Maria, expresso no próprio Alcorão (Máriam-19ª Surata) Louvado seja o Deus do céu! que tenho certeza é apenas um, Allah e Javé são nomes criados para um Deus todo poderoso.

Que Deus Allah Javé dos céus abençoe as comunidades Muçulmanas e cristãs. Amém